O que é um solo mole?

Um solo mole é o tipo de solo em que a sondagem SPT possui um valor inferior ou igual a 4. Isso significa que o solo é composto por argilas moles ou areias argilosas que possuem baixa resistência e grande capacidade de deformação.

Esse tipo de solo está presente em todo o mundo, mas é visto com bastante frequência no Brasil e outros países com grandes litorais. Apesar de ser bastante comum, os solos moles podem causar grandes problemas para a construção civil. 

Em terrenos moles são necessárias algumas técnicas para aumentar a resistência desses solos, diminuindo a possibilidade de recalques do solo. 

Quer conhecer um pouco mais sobre os solos moles e sobre as técnicas usadas para aumentar a capacidade de carga nesse tipo de terreno? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

Como fazer o melhoramento de solos moles

Para aumentar a capacidade de carga dos solos moles, há várias técnicas de melhoramento que podem ser aplicadas. Essas técnicas são capazes de melhorar a qualidade do terreno para que as obras possam ser realizadas com segurança.

Antigamente, a presença de solos moles tornava a área imprópria para a construção, mas isso mudou com o avanço da tecnologia na construção civil. Atualmente, são várias as soluções utilizadas, e vamos falar um pouco sobre as mais comuns.

Geodrenos

A técnica de geodrenos é utilizada para acelerar os recalques do solo mole, fazendo a drenagem da água intersticial do solo mole. Todo o procedimento consiste na inserção de drenos em todo o terreno, o que faz com que a água seja retirada, fazendo recalque da área.

Após o recalque, há um aumento da resistência deste solo, possibilitando a construção. É um processo relativamente demorado, levando em torno de um ano para que o terreno esteja pronto para a construção na área.

Colunas de brita

A técnica de colunas de brita é bem simples. Consiste na inserção de dois tubos no solo, um contendo um duto para o lançamento da brita e outro instalado com um vibrador de profundidade.

Esse vibrador faz com que o solo sofra reajustes, possibilitando a criação de colunas britadas que aumentam a capacidade de carga do terreno.

Vibrocompactação

A técnica de vibrocompactação atua de forma semelhante a técnica das colunas de brita. Mas diferente da coluna de brita, o vibrador atua de forma a reajustar as camadas do solo, facilitando o recalque natural da área.

Após esse recalque, é feito o preenchimento das crateras com solo, o que faz com que a capacidade de carga seja aumentada consideravelmente.

Jet Grouting

A técnica mais utilizada para o tratamento de solos moles nos últimos anos é o Jet Grouting. A técnica funciona de forma a aumentar a resistência dos solos moles sem a necessidade de uma escavação prévia.

A técnica funciona de maneira bem simples, com injeções verticais ou horizontais de nata de cimento em grande pressão no solo. Como a nata de cimento se mistura ao solo, a técnica ajuda ainda a diminuir a permeabilidade do solo, fazendo com que sua resistência seja maior.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o solo mole e sobre as técnicas para melhorar esse tipo de solo. Então agora é só escolher qual a melhor opção para a sua obra para garantir que a capacidade de carga do solo seja o suficiente para receber a estrutura.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your account