Tirantes para Contenção

Com o objetivo da estabilização de encostas e taludes e a eliminação de possíveis deslizamentos, utilizam-se sistemas de contenção. Existem diversas técnicas de engenharia geotécnica para isso, cada uma com um foco diferente, mas com o mesmo objetivo de estabilização de um plano de terreno inclinado limitando um aterro.

Estas técnicas são fundamentais para dirimir acidentes, danos a pessoas, veículos e construções em locais onde existem riscos iminentes de ocorrências de desmoronamentos. Diversos ramos da construção civil utilizam-se destas tecnologias como: construtoras, setor privado (Indústrias), concessionárias de rodovias, estradas e ferrovias etc.

Entre estas técnicas de contenção a Vertical Solo auxilia na execução, prestando o fornecimento de equipamentos, bem como do material necessário para cortinas atirantadas (ou tirantes protendidos).

Cortina Atirantada

A cortina atirantada é composta de um muro de concreto e de tirantes protendidos. Construída executando perfurações horizontais, verticais ou inclinadas para a instalação de elementos de concreto armado ancorados no solo mais resistente, através de tirantes protendidos formando uma cortina. Estes tirantes são fios, cordoalhas ou barras de aço resistentes à tração e protendidos. Logo após, em uma das extremidades é realizada a injeção de calda de cimento em alta pressão, formando o bulbo de ancoragem (trecho ancorado) na outra extremidade. Os tirantes auxiliam na contenção de taludes, encostas ou em lajes de subpressão (laje mais inferior de estruturas com subsolos mais profundos do que o nível de lençol freático de um terreno).
Os tirantes protendidos podem ser utilizados de maneira provisória ou definitiva e sem restrições de aplicação.
São executados onde existe a necessidade de suporte de elevadas cargas de tração.
As cortinas atirantadas não dependem de nenhum outro apoio e podem vencer qualquer altura e situação.

Create your account