Como construir em um terreno argiloso?

Se você quer saber como construir em um terreno argiloso, nós podemos te ajudar. O solo argiloso é encontrado em diversas partes do país, e é caracterizado por ser um solo formado por grãos pequenos de alta coesão. 

O solo argiloso é considerado um solo fino e sua consistência varia de acordo com a quantidade de água entre os grãos que o formam. Isso faz com que o solo argiloso apresente dois tipos de comportamentos, ora muito estáveis, ora sujeito a deformações.

Quer saber um pouco mais sobre o solo argiloso e como construir nesse tipo de terreno? É só ler até o fim do conteúdo que preparamos para você.

Utilização de solo argiloso para construção

Com o planejamento e os estudos corretos, é possível fazer construções seguras em solo do tipo argiloso.

Um dos fatores a ser levado em consideração antes de se construir em um solo argiloso é a presença de argilas moles. Essas argilas moles são suscetíveis a grandes deformações, o que pode impossibilitar a obra.

A presença de argilas moles deve ser analisada durante o planejamento da obra, já que essas argilas podem causar recalques na superfície, prejudicando a construção. Caso a quantidade de argilas moles seja o suficiente para causar deformações na superfície, é preciso que o terreno passe pelos tratamentos adequados.

Entre esses tratamentos, podem ser utilizadas técnicas para acelerar os recalques ou técnicas que melhoram a capacidade de carga do solo.

Boas práticas para a construção em solos argilosos

Ao seguir algumas técnicas, é possível fazer a construção em solos argilosos sem grandes problemas. 

Sondagem do solo

A sondagem do solo é essencial para garantir a segurança de toda a obra. Com a sondagem vai ser possível identificar todas as camadas daquele solo e também a resistência dessas camadas.

Durante a sondagem é possível determinar a presença de grandes camadas de argila mole, o que determina qual o tipo de fundação deverá ser utilizado para a obra. Além do tratamento do terreno para acelerar o recalque, é possível utilizar fundações profundas para ultrapassar as camadas com pouca capacidade e atingir camadas mais resistente do solo.

Por exemplo, em obras de grande porte, é feita a utilização de fundações profundas para que o solo seja capaz de suportar as cargas.

Escolha da fundação

Quando o solo argiloso possui grande resistência, a fundação para a obra é bem simples, podendo ser do tipo de fundação rasa. Agora, se o solo apresenta argilas moles em sua composição, é preciso utilizar o tipo de fundação profunda.

A fundação profunda nada mais é do que uma estaca que percorre todo o caminho de forma vertical até uma camada de solo mais resistente. O nome fundação profunda é utilizado quando o tamanho da estaca é igual ou maior do que dois metros de profundidade.

Esse tipo de fundação permite que a obra esteja apoiada na camada mais resistente do solo, aumentando a capacidade de carga no terreno. Com as análises necessárias, é feita a escolha para a fundação de acordo com a obra a ser realizada, de forma que não haja gastos desnecessários durante a execução da obra.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de terreno e a melhor forma de construir em solos argilosos, é só fazer o planejamento para a sua obra.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your account