Quem pode fazer sondagem de solo?

Se você quer saber quem pode fazer sondagem de solo nós podemos te ajudar. A sondagem do solo é um procedimento essencial em qualquer obra, seja de pequeno ou de grande porte.

A sondagem é feita por uma equipe especializada em uma empresa de investigação geotécnica. Então, no caso, a sondagem é feita por geólogos e engenheiros que tenham o devido conhecimento da área.

Você quer saber um pouco mais sobre a sondagem do solo e sobre as vantagens desse procedimento para a sua obra? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

Sondagem do solo

A sondagem do solo nada mais é do que uma análise de todas as camadas que formam o solo em determinado terreno. Essa análise é capaz de determinar o tipo de solo em cada uma das camadas, além da presença de água e rochas no subsolo.

É um procedimento de extrema importância na área da construção civil, pois é capaz de determinar se a estrutura a ser construída precisa de algum tipo de suporte.

A sondagem do solo é especialmente necessária em terrenos argilosos, onde é possível que haja a presença de argilas moles no subsolo. Esse tipo de terreno é suscetível a grandes deformações que podem prejudicar toda a estrutura do edifício.

Como funciona a sondagem do solo

O processo de sondagem do solo se inicia logo após a escolha do terreno, durante a fase de projeto arquitetônico. 

A sondagem do solo é feita utilizando quatro técnicas diferentes: sondagem à trado, sondagem à percussão (SPT), sondagem à percussão com torque (SPT-T) e sondagem rotativa.

A sondagem à trado é o tipo de análise mais simples entre os quatro, que apenas determina o tipo de solo e algumas camadas do subsolo.

A SPT é capaz de determinar o nível do lençol freático, bem como a resistência e o perfil geológico do solo. Para fazer análise do tipo de fundação necessária em cada obra, a SPT é a sondagem mais utilizada.

A SPT-T funciona de forma similar a SPT, com a diferença de que o resultado dessa análise também permite determinar o atrito lateral do solo.

A sondagem rotativa é utilizada para casos onde uma ou mais camadas do subsolo apresentam rochas em sua composição. A sondagem rotativa é o tipo de sondagem mais completo, que consegue fazer retirada dessas rochas para análise do tipo de fundação que será necessária para a obra.

Após a retirada e análise laboratorial dessas amostras, é gerado um relatório de sondagem. Esse relatório vai ser a base que o engenheiro precisa para fazer os cálculos da estrutura a ser utilizada para a obra.

A importância da sondagem do solo

A sondagem do solo é um procedimento de extrema importância para garantir a segurança de qualquer obra. A falta de sondagem em um terreno pode causar recalques em toda a estrutura, comprometendo tanto a segurança da estrutura como também das pessoas que utilizam essa obra.

Além disso, os gastos de uma sondagem não são nada ao se comparar os custos de se reparar uma estrutura que sofreu recalque por falta de análise. Sendo assim, é preciso escolher uma empresa especializada em sondagem e fazer a sondagem do seu terreno antes de começar as obras.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sondagens e a importância do procedimento, basta entrar em contato com uma empresa para fazer a análise.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your account