O que são pilares, lajes e vigas?

Você quer saber o que são pilares, lajes e vigas? Nós podemos te ajudar. Fizemos um conteúdo especialmente voltado a esses três itens tão importantes na construção civil, tudo para ajudar você a entender um pouco mais sobre a área.

Se você está fazendo o planejamento da sua nova casa e você está totalmente perdido sobre o que o engenheiro está te falando, nosso conteúdo é perfeito para você.

Quer saber um pouco mais sobre os pilares, as lajes e as vigas e a importância de cada um deles? É só ler até o final o conteúdo que preparamos para você.

Pilares

Os pilares nada mais são do que aqueles elementos de barra dispostos na vertical que podemos ver frequentemente nas construções. Eles são os responsáveis por receber e distribuir todo o peso proveniente das vigas e fazer a sustentação da mesma.

Fazer o correto posicionamento dos pilares e também fazer o cálculo da dimensão correta deste evita sérios problemas estruturais. Os principais problemas estruturais pelo mau dimensionamento e posicionamento de pilares são:

  • Estruturas instáveis e perigosas, que precisam passar por um novo planejamento após o início ou da conclusão da construção ou ainda ter sua construção impedida;
  • Aumento de custos na estrutura, pois o mau posicionamento pode gerar a necessidade da construção de novos elementos estruturais.

Com o correto dimensionamento dos pilares, você garante uma estrutura segura e evita gastos desnecessários.

Lajes

Assim como os pilares, as lajes são um dos principais elementos em uma construção. A laje pode servir tanto como contrapisos para diferentes pavimentos ou até mesmo como o teto de uma edificação.

As lajes geralmente são planejadas de forma que haja vigas para sustentar seu peso, e consequentemente, pilares para segurar o peso total da estrutura. Mas em alguns casos, como na conhecida laje em balanço, a laje passa por um processo diferenciado que permite que toda a laje tenha sua própria sustentação.

Além das lajes em balanço, os tipos de lajes mais comuns são: 

  • Laje maciça, o modelo mais utilizado em edifícios residenciais;
  • Lajes lisa (ou cogumelo), são aquelas que não utilizam vigas para sustentação;
  • Laje nervurada, utiliza vigas para criar grandes vãos, sem a necessidade de vários pilares;
  • Laje treliçada, uma evolução da laje maciça, que apresenta peso consideravelmente reduzido em comparação com a outra;
  • Laje alveolar, a solução pré-fabricada que diminui de forma considerável o tempo de execução da obra. 

O tipo da laje depende muito do projeto do edifício, bem como do seu uso e do orçamento para a realização da obra.

Vigas

As vigas possuem a função de efetuar o recebimento e a distribuição das cargas (da laje, da alvenaria de fechamento e de seu peso próprio) para os apoios (pilares).

O modelo estrutural mais utilizado é o que compõe a laje, as vigas e os pilares, de forma que o último faça a distribuição do peso total da estrutura para a fundação. Seguir esse modelo estrutural de forma correta faz com que toda a estrutura possa sustentar de forma eficiente todas as cargas, além de diminuir os custos da obra.

Agora você já sabe um pouco mais sobre esses importantes elementos estruturais, então basta começar a pôr no papel todas as ideias para sua nova casa.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your account