As principais etapas de um projeto de construção servem como base para realizar a obra sem imprevistos.
Utilizando cada uma das etapas você garante que a sua obra fique pronta no tempo certo, com o orçamento definido e que agrade o seu cliente.
As etapas de um projeto de construção são:
- Planejamento e orçamento
- Criação e revisão do projeto arquitetônico
- Legalização da obra
- Construção
Planejamento e orçamento
Na fase do planejamento e do orçamento, o engenheiro e o arquiteto estudam quais as necessidades do cliente.
Eles serão responsáveis por fazer a análise do terreno e de qual a melhor forma de inserir a obra no entorno existente. Com essa análise, é feito o estudo da melhor posição da obra no terreno para aproveitar melhor todas as características naturais do mesmo.
Nessa fase é feito também o orçamento, o cliente deve estar ciente do orçamento da obra para que possa ser feito o projeto.
Criação e revisão do projeto arquitetônico
Na fase de criação e revisão do projeto arquitetônico, os arquitetos e engenheiros se juntam para realizar o projeto em si.
Nessa fase, é levado em consideração todas as análises feitas na etapa de planejamento. Entender o perfil de cada cliente e as necessidades dele são essenciais para realizar um bom projeto.
Levar em conta esse perfil e as necessidades fará com que a obra seja um reflexo da pessoa e do estilo de vida que ela leva.
Depois é feita a revisão desse projeto e são definidos os prazos para que a obra seja realizada.
Legalização da obra
Depois que toda a documentação estiver pronta, com o projeto definido, é necessário realizar a legalização da obra.
Esse processo consiste em realizar a aprovação da obra e do projeto na prefeitura. Para obras que serão utilizadas por várias pessoas, como escolas, teatros e shoppings, é necessário obter também a aprovação no Corpo de Bombeiros.
Essa autorização comprova que a sua obra está apta com todas as questões de segurança.
Construção
Depois que todas as etapas anteriores forem concluídas, é feita a construção propriamente dita. Nessa etapa, toda a documentação já foi feita e o projeto já está todo definido e pronto para ser executado.
Nessa fase todos os materiais devem ser comprados e estocados para que não haja imprevistos. Planejar bem a fase da construção é essencial para que não aconteçam desperdícios de materiais.
Comprar os materiais necessários antes do início das obras também garante que não falte itens essenciais. Por exemplo, se a quantidade de pisos não for o suficiente, vai ser um transtorno conseguir peças de reposição no mesmo lote que o anterior.
Ter uma equipe especializada vai facilitar muito cada um dos processos e é essencial que haja um bom projeto para que a obra final seja boa.
Agora você já sabe tudo sobre as principais etapas em um projeto de construção. Com essas dicas simples você vai facilitar a sua obra e não vai precisar passar por nenhum tipo de imprevisto.