Jet Grouting: o que é e onde contratar?

Quer saber um pouco mais sobre o jet grouting e onde contratar uma equipe para aplicar a técnica na sua obra? É só continuar lendo até o final que vamos explicar tudo que você precisa saber.

O jet grouting é uma técnica versátil que foi criada no Japão na década de 1970. A técnica consiste em injetar nata de cimento no solo, sem uma prévia escavação.

O jet grouting é muito utilizado para solos arenosos e argilosos, que são solos instáveis e moles. Com a técnica, é possível tornar esses solos aptos a receber obras de grande porte.

Com o crescente avanço na área da construção civil, foi necessário formular soluções para aumentar a capacidade de carga em solos instáveis. Foi então que criaram a técnica do jet grouting.

Essa técnica permite que a nata de cimento se misture ao solo existente, aumentando a resistência do terreno.

Execução do jet grouting

No mercado brasileiro, há três formas de execução do jet grouting: Simples (CCP), Duplo (JSG ou JG) e Triplo (CJG).

  • Simples: esse modelo do jet grouting consiste na injeção da nata de cimento por uma haste de aço. Por ser a técnica mais simples, as colunas são consideravelmente menores e não suportam altas cargas. É geralmente utilizado nas abóbadas de túneis e em processos de impermeabilização de solos.
  • Duplo: esse modelo utiliza duas hastes, uma com ar comprimido e a outra com a nata de cimento. O ar comprimido ajuda na erosão do solo, permitindo que a nata de cimento preencha maiores espaços. Esse sistema é geralmente utilizado para estabilizar solos e reforçar fundações.
  • Triplo: esse modelo utiliza três hastes (ar, água e nata de cimento) e com esse modelo, é possível atingir colunas de até 3 metros de diâmetro. É o modelo que vai garantir que maiores áreas sejam preenchidas, aumentando ainda mais a resistência do solo.

Utilização do jet grouting

A utilização do jet grouting é feita para os seguintes casos:

  • Contenção de poços e trincheiras;
  • Canalização de cursos d’água;
  • Fundações em terrenos arenosos e argilosos e reforços para fundações já existentes nesses tipos de terrenos;
  • Estabilização de taludes, barragens e túneis.

A sua utilização é geralmente realizada apenas em situações extremas, onde as técnicas convencionais não podem ser aplicadas.

É importante realizar uma análise do solo antes de executar o jet grouting. Essa análise será responsável por definir se o método pode ser utilizado, e qual tipo deverá ser usado.

Para isso, é essencial ter uma empresa que possa entregar as melhores soluções para a sua obra.

A Vertical Solo conta com uma equipe altamente qualificada em soluções de engenharia estrutural. Nossa empresa utiliza apenas as melhores tecnologias do mercado, podendo atender a qualquer necessidade dos nossos clientes.

Com um eficiente controle de prazos, podemos realizar as obras no menor período de tempo, mas entregando toda a qualidade necessária.

Quer solicitar um orçamento do jet grouting para a sua obra? É só entrar em contato com a gente, com certeza vamos ter as melhores soluções para te atender.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your account